top of page

FRALDAS DE PANO ECOLÓGICAS Entrevista

Atualizado: 26 de nov. de 2021


Como comentei no post sobre fraldas de pano, tenho minha “mestre” das fraldas ecológicas. A Bióloga e grande amiga Amanda Tainá.

Agora vocês entenderão o porquê. Fiz uma entrevista usando as perguntas que mais recebi depois do post sobre fraldas ecológicas. Então espero que possa ajudar vocês como me ajudou.

Ela mora fora do país então as marcas que ela usa são difíceis de encontrar por aqui mas no post em que faço a comparação das fraldinhas que uso no Davi tem algumas dicas de boas marcas encontradas no Brasil a preço acessível.

Aproveitem a sabedoria que vem da experiência de uma mamãe de 3 com o 4o a caminho.

Quem é a Amanda:


Amanda Tainá se formou em Biologia em 2011 pela UNB – Universidade Federal de Brasília. Atualmente está fazendo uma Pós graduação em Matrimonio e Educação Familiar. Ela é casada há quase 6 anos com o Luis. Tem 3 filhos lindos - Rafael de 5 anos, Clara de 3 e meio,Helena de 1 ano e 3 meses - e está grávida de 3 meses. Atualmente mora em Taiwan, cidade de Taipe. Nós nos conhecemos em Brasília ainda solteiras e é uma das pessoas mais lindas e iluminadas que já conheci. Eu adorei fazer a entrevista. Espero que vocês desfrutem da leitura.

Como você descobriu as fraldas de Pano modernas?

Eu descobri as fraldas de pano quando me mudei, com meu marido – e na época o primeiro filho – para Taiwan, na cidade de Taipe. Aí quando cheguei aqui eu comecei a ver, com outras estrangeiras e grupos que fazia parte, que elas usavam fraldas de pano. E era um negócio muito estranho para mim por que as fraldas de pano que eu conhecia eram do Brasil de quando eu era neném. Era aquela calcinha plástica que você colocava a fralda de pano dentro e vazava, não segurava bem o xixi e dava muito trabalho. Então eu nunca quis usar isso. Quando fiz o chá de fraldas e ganhei aquele tanto de fralda descartável meu pai falou “nossa! Esse menino nunca vai usar fralda de pano? Só vai usar fralda descartável? Coitado! Vai ficar todo assado!”. Eu falei “Pai ninguém usa fralda de pano mais hoje. Isso é coisa antiga, né!” E aí quando eu cheguei em Taiwan eu vi que não. Que as versões modernas são ótimas e eu fiquei super empolgada e comecei a usar.

A primeira leva que eu comprei foi uma leva usada de um grupo de mães, de diferentes marcas. Nenhuma marca muito conhecida. Todas da China.

Há quanto tempo você usa?

Tem mais ou menos uns 4 anos que eu uso fralda de pano.

Quantas você tem para cada filho?

Eu comprei as 10 fraldas usadas de um grupo de mães de segunda mão. Lavei bem comecei a usar e gostei muito então resolvi usar somente fralda de pano. Eu tinha, na época, o Rafael e a Clara usando fraldas. Depois que fiquei um tempo usando essas 10, resolvi comprar mais para os dois ficarem usando só as de pano. Eu comprei mais 20 pelo ebay da marca Alvababy . Elas vieram com os inserts (absorventes) que não eram muito bons. Comprei vários separados. Fiquei usando essas 30 fraldas. Depois comprei outras no ebay de qualidade inferior. Fiquei com 37 fraldas para duas crianças.

Eu acho que um número bom de fraldas para cada filho são 20 fraldas.

Depois de um tempo eu comprei de outra marca. Uma marca melhor que se chama Bumgenius. As que eu uso na Helena são só as Bumgenius.

Não é difícil de usar? Precisa dedicar muito tempo?

Não acho difícil de cuidar. Acho bem prático. Acho que a produção de lixo que a gente deixa de ter é enorme. O que para o planeta é muito bom.

Para a criança é muito bom por que ela assa muito menos. A pele respira melhor por que está em contato com o algodão.

Eu não acho que gasta muito tempo não. Acho bem prático. Só coloco de molho, enxáguo e depois a máquina faz o resto.

A gente lava mais ou menos a cada dois dias. Tiro a fralda. Se for só xixi, eu coloco de molho num balde com sabão, se for cocô eu jogo o cocô no vaso, enxáguo no tanque e coloco no balde. E depois na hora de lavar na máquina pego todas elas dou uma segunda enxaguada, coloco na máquina e faço uma lavagem só de fralda com sabão de coco, bicarbonato de sódio e vinagre.

Os inserts eu seco na secadora junto com as outras roupas e as fraldinhas eu penduro no varal.

Seus filhos usaram a partir de que idade?

Eu nunca usei desde recém-nascido. Eu comecei a usar com a Helena acho que ela tinha 1 mês ou 1 mês e meio. Apesar delas serem todas ajustáveis eu não tentei ainda. Pretendo tentar agora com o quarto filho. Por que é tanto cocô e troca de fralda que junta a preguiça com o fato do neném ser muito pequeno e fico com medo de vazar.

Dá para usar até que idade? Mesmo que os bebês sejam grandes?

Depende do modelo e da marca. As da Alvababy são até 15 Kg. A Helena tem 1 ano e 4 meses e ainda usa a da Bumgenius com folga. A criança vai crescendo, vai emagrecendo, vai andando, vai brincando, vai gastando energia.Vai perdendo a barriguinha. A maioria delas dá pra usar até o desfralde com certeza.

Tenho também da Grovia. São fraldinhas de treinamento. Pra quando a criança está aprendendo a fazer xixi no vazo por que elas conseguem tirar e colocar sozinhas. Tem um elástico do lado que é ajustável. Eu comprei por que queria usar na Clara na escolinha para ajudar a desfraldar. Eu colocava o insert dentro do buraquinho para aumentar a absorvência. Mas pode usar sem.

Elas duram mesmo de um filho para outro ou ate o desfralde? Ou se desgastam e temos que comprar outras?

Duram sim. As da Alvababy o Rafael usou bastante, a Clara usou bastante também e as da Bumgeniu a Helena foi a primeira a usar. E vou usar no bebê. Mas elas estão superbem. Estão supernovas. As marcas importadas vendem elástico de reposição para trocar mas eu nunca precisei comprar.

Quando você viaja você leva elas? Não é muito volume?

Quando eu viajo eu não levo as fraldas de pano. Eu levo descartável. Por que é muito complicado já que não tem como lavar. Se for ficar em hotel vai acumular muita fralda. Não dá pra lavar no chuveiro então prefiro levar descartável.

Você usa pomada? Eles não ficam assados?

Às vezes acontece da criança fazer cocô e eu não ver e fica mais tempo então fica meio assado. Aí eu lavo passo bastante pomada e maisena e coloco uma descartável por que as pomadas mancham, grudam, estragam a fralda e atrapalha a absorvência. Aí coloco muita pomada e fralda descartável. Mas descobri esses dias que tem pomadas que podem ser usadas com as fraldas de pano.

Quantos inserts (absorventes) você usa em cada fraldinha?

Se a marca for mais barata e de menor qualidade precisa usar com insert duplo ou prefold. Se a marca for melhor depende do tamanho da criança e da quantidade de xixi. Quando é pequena usa um só. Quando vai crescendo lá pra 1 aninho pode ser que precise usar duplo.

Realmente ajuda a economizar?

Eu acho que sim, que ajuda a economizar. As de marca melhor são caras mas dá para usar as da china ou as de marca inferior com um insert duplo, com um bom absorvente ou com o prefold que você dobra em três e coloca por cima e não dentro do bolso da fralda. Ela segura muito bem o xixi também. Só que como eu queria usar as fraldinhas por mais tempo e a gente pretende ter vários filhos eu resolvi investir em umas melhores. Eu ainda tenho as minhas da Alvababy e ainda uso. Se não usar, talvez eu venda.

Mesmo as mais caras ajudam a economizar por que as fraldas descartáveis são caras e vão embora super-rápido. Acho que em pouco tempo você já recupera o dinheiro.

Então economicamente são supervantajosas. Pro meio ambiente nem se fala. A gente não produz quase nada de lixo e para a criança também é muito melhor porque fica em contato com um material muito mais saudável para a pele dela. Não tem alergia. Não tem tanta assadura.

 

Então papais e mamães eu espero que as respostas tenham ajudado. O importante é que cada um vá tendo sua própria experiência, pesquisando as marcas que mais se adéquem a seu filho e testando diferentes dicas de cuidados com as fraldinhas.

Uma dica importante que aprendi navegando por aí foi que se usar os forrinhos biodegradáveis dá para usar pomada no caso do bebê ficar assado sem risco de danificar as fraldas.

Quem quiser começar o enxoval pode testar as marcas que eu recomendei e aproveitar o desconto que ganhamos da nossa parceira Mayaru


Há várias opções de marcas de Fraldas de Pano e Absorventes na Amazon .

Categorias:
bottom of page