top of page

Lembrancinha com pote de papinha passo a passo

Atualizado: 27 de mar. de 2019


Quando eu decidi fazer uma comemoração pro aniversário do Davi e escolhi o tema "fazendinha" comecei a procurar opções de lembrancinhas que eu pudesse fazer em casa e tivesse a ver com o tema da festa.

Então me deparei com essas lembrancinhas. O que poderia ter mais gostinho de fazenda que um docinho de leite né? Também pensei em fazer compotas de fruta mas sabia que não teria tempo. E como eu AMO doce de leite achei que a lembrancinha ia agradar.

A primeira coisa que fiz foi contar quantos potinhos de papinha eu ia precisar e tratar de conseguir. Para minha sorte a minha cunhada conseguiu vários por que eu só tinha 5 já que não dei muita papinha industrializada pro Davi.

Então aí vai o passo a passo com meus erros e acertos:

1. Lavar bem os potinhos e tampas:

Pode até parecer meio óbvia essa observação mas a verdade é que se a gente não lavar bem não vai conseguir colar nem o adesivo nem o tecido. E como vamos colocar algo para comer vale a pena o cuidado de esterelizar bem os potinhos que estavam guardados. Então lave com detergente e esterelize como se faz com mamadeiras e chupetas.

2. Fazer adesivos e colar:


Eu tirei o molde do site Fazendo a Minha Festa (pronto contei meu segredinho rs). Sempre tiro de lá por que é bem prático e bonito. E tem várias opções. Além disso é gratuito. Às vezes pego as imagens e monto em algum aplicativo de edição de imagens de outra maneira segundo o tema que escolhi. Mas eles têm vários temas já prontos.

Depois que escolhi a imagem e o formato, medi o potinho para decidir o tamanho do adesivo.Segui as instruções do próprio site e personalizei.

Usei um papel adesivo especial para imprimir que é resistente à água. Comprei o papel fotográfico glossy na Kalunga.

Depois recortei no formato que eu queria.

3. Escolher o tecido da tampa

Aqui eu cometi um pequeno erro que quase comprometeu a fase final. Comprei um tecido exatamente da cor e estampa que eu queria e por um preço excelente. Eu comprei só 20 cm de cada cor já que só ia usar para as lembrancinhas e algo para a decoração. Não sei qual é o nome do tecido que comprei mas ele era muito grosso e não tinha caimento. Então se não fosse minhas habilidosas ajudantes eu estaria frita.

Recomendo que você escolha um tecido que tenha um pouco mais de algodão e algum caimento.

4. Escolher a fita da tampa

Aqui você deve escolher uma fita que tenha a ver com o tema da sua festa. Eu escolhi o barbante de sisal natural fininho. Comprei em um armarinho. Por que queria algo mais rústico.


5. Recortar o tecido


Eu tinha visto essa compota no mercado com o tecido quadrado meio rústico e que caía sobre o pote. Era fechada com sisal ou palha.

Então quando bati o olho vi que era isso o que eu queria. E, claro, tirei uma foto. Por isso escolhi fazer em formato quadrado e cortei quadrados de 13x13. Mas como o tecido não tinha um bom caimento e o pote era pequeno depois cortamos para um quadrado de 10x10cm para ficar melhor.

6. Recortar a fita

Para saber o tamanho da fita que você vai precisar você precisa fazer um teste. Eu queria que o barbante desse duas ou três voltas na tampa para fazer o acabamento então medimos em um potinho e depois cortamos todos os que íamos precisar.

7. Colar o tecido


Para colar o tecido usamos a cola branca. O processo eu já expliquei no post de como reutilizar potes de vidro para a decoração. Dá uma olhadinha lá! Nós usamos um pincel grosso para passar a cola sobre a tampa e colocamos o tecido. Depois com o próprio sisal fechamos para fixar bem.

Como o tecido que eu comprei era meio transparente nós colamos um papel branco na tampa pra que não desse pra ver o desenho que vem impresso nela.


8. Colocar o doce de leite

Depois que a cola da tampa já havia secado colocamos o doce de leite com a ajuda de um saco de confeiteiro. Mas você pode usar um saco para congelar alimentos que esteja bem limpo e fazer um furo em uma das pontinhas. Faz o mesmo efeito.

9. Fechar e colocar a fita


Depois disso foi só fechar os potinhos e dar o laço final

PRONTINHO!!!

Aproveita pra fazer uma decoração bem linda usando as lembrancinhas. Apesar do meu erro com o tecido eu gostei bastante do resultado. Ficou bem rústico e dentro do tema que eu tinha escolhido.




Categorias:
bottom of page