top of page

Dá para usar fralda ecológica à noite?

Atualizado: 26 de nov. de 2021


Tenho uma amiga que disse que só usaria fraldas de pano se viesse o apocalipse Zumbi. E não é que acho que já chegou! Por que ela experimentou e agora não larga delas. E já tem mais dicas do que eu para quem usa fraldinha. Por isso pedi que ela escrevesse esse post pra vocês. Por que o bebê dela é grande e faz bastante xixi então ela precisou encontrar uma solução diferente da minha para a noite. Eu uso prefolds ou fraldas noturnas mas ela tem uma dica ótima pra quem isso não foi o suficiente.


Foto: Wix
 

A pedido da dona do blog e minha amiga, Miriene, compartilho minha experiência com as fraldas de pano durante a noite, em um bebê gordinho e que faz muito xixi. Na tentativa de dar algumas luzes para as mães que passam por situações parecidas.

Um menino com mais de um ano de idade, pesando mais de 15kg, 12h ininterruptas de sono, sem troca de fralda e sem vazamentos (e você não quer adquirir produtos com tamanhos especiais), é possível? Sim!

Comecei a usar as fraldas de pano quando meu filho tinha 10 meses, e a adaptação foi tranquilíssima, gostei tanto e fizeram tanto bem para o meu filho que me dispus a usar as fraldas integralmente, tanto para sair quanto para dormir. E tudo correu maravilhosamente bem, até que ele completou 1 ano e 2 meses. Percebi que aproximadamente nessa época, os vazamentos noturnos ficaram cada vez mais frequentes. Testei tantos absorventes e combinações diferentes para dormir - que acabavam vazando ou quando não vazavam, eram muito desconfortáveis - que nem convém listar aqui. Foi então que resolvi testar os tais contornos noturnos ou ajustadas, o que têm sido atualmente a melhor opção para as noites: eles absorvem mais, não vazam, são pouco volumosos e muito confortáveis.

Aqui em casa temos dois tipos de contorno:

Contorno Mayaru (R$26): Com bolso, 2 camadas de moletom - uso com um absorvente de melton noturno (6 camadas) dentro do bolso. Obs.: O moletom proporciona toque seco.


Prós:

  • Seca super rápido

  • O moletom é de ótima qualidade, mega macio e não fica com bolinhas facilmente

  • Estampas muito fofas

  • O preço é bem em conta

Contras:

  • Não possuem o ajuste de altura, que são aqueles botões na vertical

  • Precisam de absorventes extras

Contorno BB Mami (R$ 48):

Com bolso, 2 camadas de moletom, 1 camada de melton + 2 absorventes extras cada um com 2 camadas de melton e 1 camada de moletom - esse eu uso sem nada no bolso, mas dobro um dos absorventes extras ao meio para dar mais camadas na área do pipi.


Prós:

  • Já vêm com absorventes extras (mas tem a opção simples, sem os absorventes e que custa R$38)

  • O velcro vem com protetor para não grudar em outras peças na hora da lavagem

  • Modelagem grande

Contras:

  • Demora mais pra secar, já que possui uma camada interna de melton bem grossa

  • Por ter uma modelagem maior, só dá bem certinho com a capa noturna da mesma marca

  • Custa bem mais

Obs: Lavo todos os contornos na máquina, porém, uso aqueles saquinhos de roupa delicada, para evitar que se formem bolinhas e o moletom perca a maciez.

Os contornos não possuem camada impermeável, por isso, é preciso usar uma capa sobre eles. No caso do meu filho, as capas de pul e outras que já testei não servem mais e as que ainda servem, ficam desconfortáveis, até porque o contorno tem mais volume do que um absorvente comum.

O que dá certo então, para bebês grandinhos:

Capa de Microsoft Mayaru (R$32) - é a minha favorita, além do soft ser de uma qualidade excelente e esticar bastante, os elásticos são mega confortáveis e não marcam nadinha a pele do bebê.


Prós:

  • Boa elasticidade

  • Toque macio e muito conforto

  • Modelagem maior

  • Seca muito rápido, e pode ir no sol e secadora

  • O velcro vem com protetor para não grudar em outras peças na hora da lavagem

Contras:

  • Precisam ser impermeabilizadas com amaciante ou lanolina. Uso sempre amaciante, e costumo fazer o processo de impermeabilização (deixar de molho na água com amaciante por 1h) aproximadamente a cada 4 usos.

  • O soft, se não for bem cuidado cria bolinhas, então o ideal é lavar a mão ou se for lavar na máquina, usar os saquinhos para roupa delicadas, que é o que faço.

  • No verão pode ser um pouco quente para o bebê, dependendo da região. Aqui em casa, como sempre dormimos com ar condicionado quando faz calor, eu percebo que meu filho não se incomoda com o soft.

Capa BB Mami (R$35) - é uma opção de capa noturna própria para usar com o contorno, por isso, o cobre totalmente com muita facilidade, sem precisar de muitos ajustes na hora de vestir.


Prós:

  • Boa elasticidade

  • Modelagem própria para usar com o contorno noturno

Contras:

  • Não pode secar ao sol (é feita com couro ecológico, que não deve ir ao sol para evitar ressecamento)

  • O elásticos marcam um pouco a pele do bebê

  • O couro ecológico tem um toque gelado, no inverno precisava aquecer um pouco antes de vestir no meu filho porque ele se assustava

Nas fotos abaixo dá para ter ideia de como fica no corpinho. Lembrando que o volume que pode variar de acordo com o tipo de absorvente que você colocar dentro do bolso do contorno. Nas fotos usei uma absorvente bem volumoso:


Quantas capas e quantos contornos é preciso ter?

Vai depender da frequência com que você lava as fraldas de pano. Quando eu lavava dia sim, dia não, 2 capas e 2 contornos eram mais do que suficientes. Atualmente eu lavo as fraldas a cada 3 dias, e pessoalmente, acho que 4 itens de cada é um número bem confortável.

Como saber se vale a pena investir em contornos e capas para o meu bebê ao invés dos absorventes noturnos comuns?

Se o seu bebê sempre foi dos mais rechonchudos, se estão ocorrendo vazamentos frequentes a noite, se você se incomoda com o volume das combinações noturnas, se o bebê toma bastante líquido ou se já é uma criança mais velha, vale a pena!

Existem contornos de outras marcas no mercado, e também outros tipos de capa que já testei. Porém, foram esses produtos que deram certo aqui em casa.

Há várias opções de marcas de Fraldas de Pano e Absorventes na Amazon .

Categorias:
bottom of page