top of page

A ESCOLHA da maternidade tardia


Eu fui mãe aos 37 anos. Longe muito longe de ser uma escolha ou um ideal de vida.


Com certeza eu teria escolhido me casar e ser mãe mais cedo porque a maternidade SEMPRE foi meu sonho. Eu queria ter 6. Isso gente! SEIS filhos. Mas a vida deu MUITAS voltas e ser mãe já estava fora de cogitação quando tudo mudou.


Encontrei um homem maravilhoso que também sonhava em ter uma família numerosa, mas sabemos que o relógio biológico e outros fatores não permitirão os 6... .



Porque estou dizendo isso? Porque eu sempre soube que ser mãe perto dos 40 tinha muitos riscos e muitas dificuldades.


E parece que o mundo fazia questão de gritar isso para mim. Chegaram a sugerir que eu congelasse óvulos. Os médicos me falavam dos riscos para mim e para o bebê. Era quase um terrorismo. E eu estava assustada. Então eu realmente é difícil para mim entender quem escolhe isso podendo fazer diferente. Mas claro que respeito.


Agora se você - COMO EU - não teve escolha ou optou por ter filhos mais tarde vou lhe dar uma ótima notícia: a maternidade tardia tem muitas vantagens também. Vamos falar sobre isso no próximo post.



📷 @flaviachapieski


🏷

Categorias:
bottom of page