top of page

Amamentar é tão intuitivo assim?

Atualizado: 29 de jan. de 2020

Será que a amamentação é tão instintiva e natural que a mãe e o bebê sabem exatamente o que devem fazer desde o começo? Eu diria que sim e que não. É claro que o bebê sabe que se ele está com fome ele precisa comer e que se ele quer comer ele precisa buscar o seio da mãe. É claro que a mamãe sabe que ela precisa segurar o bebê em direção ao seu seio e claro que ela sabe que a cabecinha deve estar mais ou menos inclinada. Mas ela não sabe exatamente como deve fazer para que seu filho coloque a boquinha na posição correta, ela não sabe exatamente o que fazer quando o seio dela começa a ficar tão cheio, tão cheio que o bebê não dá conta de mamar e a mama começa a "empedrar". A mãe não sabe o que fazer quando o seio dela começa a ficar vermelho e a doer... quando parece dar tudo errado...


E foi assim para mim. Eu sabia que eu precisava amamentar meu filho e queria MUITO. Eu tinha lido muitos posts muitos artigos para me informar... E tinha muito medo de dar errado.

Mas apesar de eu ter sabido muito bem como posicionar o Davi e como fazer ele abrir a boquinha eu não soube o que fazer quando o meu seio empedrou eu chorei muito, senti muita dor e até desmaiei de dor um dia quando ele começou a mamar no meu peito engurgitado. Foi muito difícil para mim quando o Leite "desceu". Eu estava em casa sem ninguém para me orientar sobre isso. E era tanto leite que eu não sabia o que fazer... Aos poucos fui aprendendo. Com serenidade e amor fui me entendendo com meu filho. E tudo o que parecia ter dado errado na gravidez, parto e pós parto deu certo na amamentação. (Já falei sobre essas dificuldades para vocês) Eu tive tanto leite que pude doar. Amamentei até 1 ano e 8 meses. E o desmame foi tão tranquilo quanto o resto do tempo da amamentação. Amamentar para mim foram momentos mágicos. De muita conexão com o Davi. Agradeci que o desmame tenha sido algo gradual e tranquilo. Talvez tenha sido mais difícil pra mim que pra ele porque eu sentia falta e ainda sinto desses momentos...



Categorias:
bottom of page