top of page

Como dividir as tarefas entre pai e mãe?

Atualizado: 27 de mar. de 2019



Foto: acervo Wix

Como falei pra vocês no post "Teu Marido Te Ajuda?" aqui em casa a divisão de tarefas foi espontânea. Mas vou detalhar um pouco como nos dividimos por que isso pode ajudar você a organizar as coisas na sua casa também. Ou a reorganizar. Por que a gente sempre pode melhorar um pouco até mesmo o que já está bom, não é mesmo?

Aqui em casa estamos sempre buscando ser mais práticos e mais parceiros. Isso ajuda muito a que as coisas "fluam".

A última "adaptação" que a gente fez foi depois que eu fiquei doente no começo do ano e a médica disse que era ESTAFA. Foi um pouco antes do feriado de Corpus Christi. Aí eu comentei isso com o marido que veio com uma sugestão brilhante uns dias depois: no feriado vamos fazer revezamento para cuidar da casa e do Davi. De manhã um e de tarde outro. Aí você terá a metade do dia pra fazer o que você quiser: dormir, ler, fazer artesanato, etc.

Gente isso foi maravilhoso! Uma das melhores ideias que ele já teve! Sério. Foi libertador. Imagina o que é ter um tempo livre só pra você! Depois que a gente se torna mãe não sabe muito bem o que é isso. Eu parecia barata tonta. Não sabia nem o que eu fazia primeiro. Se eu descansei naquele fim de semana? COM CERTEZA. E a gente adotou isso como hábito. Pelo menos todo sábado rola a divisão aqui em casa. Por que domingo geralmente temos compromissos, então não dá pra fazer a divisão. Assim a gente pode se organizar e contar com esse tempinho. É aí que eu faço meus artesanatos, costuras, vou ao salão, tiro as fotos para o blog, e DURMO!!! Eu me organizo no planner semanal pra saber o que vou fazer no meu "tempo livre".

E no dia a dia?

Bem. De terça a sexta estou sozinha em casa com o Davi então dessa rotina eu falo em outro post. A rotina de sábado a segunda é a seguinte:

Sábado:

Geralmente nosso despertador Davi toca lá pelas 6 horas. Aí eu vou pegar ele, amamento, deixo brincando na sala e preparo o café. Enquanto isso o marido arruma a cama e toma banho.

Depois do café eu tomo banho, ele lava a louça e toma conta do Davi. Aí começa o revesamento.

Dividimos o dia: Metade do dia é "folga", "manhã livre" ou como vocês queiram chamar. Aí cada um faz o que quer: ler, estudar, dormir... Hobbies em geral.

Quem fica com o Davi fica também com a refeição que corresponda. Se é de manhã prepara o almoço e se é de tarde prepara o lanche.

Lá pelas 7:30 da noite entramos os dois em ação de novo. O Ivo dá banho no Davi e eu preparo o jantar. Essa divisão eu propus pra ele quando o Davi era bem pequeno. Por que acho que a mãe já tem muitos tempos a sós com as crianças. Sobretudo as que amamentamos. São momentos de carinho, de olhar no olho. Momentos de intimidade com os bebês. Acho que é legal o pai ter um momento só dele com o bebê também. Então o Ivo topou e a partir daí ele dá o banho do Davi sempre que está em casa. E se vocês escutarem a farra que acontece por lá vão entender que o Davi adora esse momento com o papai. Eu só ouço as gargalhadas. E não entro. Deixo esse tempo só pra eles mesmo.

Depois o papai coloca ele pra dormir. Como eu comentei com vocês, apliquei o método da Encantadora de Bebês e o Davi dorme sozinho geralmente. Digo geralmente por que ele não é um robô então CLARO que há exceções como uma doença ou dentinho nascendo que incomoda. Então em geral lá pelas 8 ou 8:30 temos um tempo só para nós dois. Jantamos juntos e vemos um filme ou seriado.


Foto: acervo Wix

Domingo e segunda: domingo e segunda seguimos a mesma rotina de manhã e à noite.

No domingo depois do café geralmente a gente sai. Às vezes passamos o dia fora, às vezes voltamos, almoçamos em casa e descansamos.

Na segunda de manhã depois do café eu me arrumo pro trabalho e o Ivo leva o Davi pra creche. Se o pequeno não acordar antes eu posso dormir meia hora mais! E à tarde é o papai quem pega o Davi. Assim depois do trabalho eu posso resolver coisas na rua, ir ao médico, fazer compras... ou simplesmente sair sem pressa do trabalho o que já é MUITO bom.

Antes daquele episódio de estafa eu que levava e pegava. E só essa mudança já fez uma baita diferença pra mim por que é muito bom se arrumar com calma pra sair ou poder contar sempre com esse tempo depois do trabalho pra fazer algo que eu precise.

Vou parar por aqui por que acho que já ficou meio longo. Espero que alguma coisa possa ajudar você a reajustar para melhor sua rotina! Em breve eu conto pra vocês como é a rotina sozinha com o bebê.

Categorias:
bottom of page