top of page

Você conhece o poder do SILÊNCIO?

Atualizado: 29 de jan. de 2020

Ahhh o silêncio...

Eu nunca imaginei que amaria tanto o silêncio e veria tantas vantagens nele!


Fui uma adolescente MUITO barulhenta, muito musical, com uma vida social intensa e de muita balada.


Se me dissessem que um dia eu amaria os momentos de silêncio seria gargalhada na certa.



O silêncio pode ser um grande aliado para manter a paz interior. Para nos organizar internamente.


Por que às vezes não conseguimos nos organizar externamente? Por que internamente está uma bagunça!


O silêncio ajuda a colocar cada coisa em seu lugar em nossos pensamentos e em nossos sentimentos.


Se você - como eu - é uma mulher agitada, que gosta de fazer muitas coisas e tem muitas funções pode ter CERTEZA que você PRECISA DELE.


Vou dizer para vocês como eu busco aproveitar esse meu aliado com coisas simples no dia a dia:

- pela manhã ACORDO MEIA HORA ANTES de todo mundo. Faço um pouco de alongamento e entre 10 e 15 minutos de meditação (eu pratico a meditação cristã mas você pode encontrar aquela que mais lhe ajude e com a qual mais se identifique). Esses 30 minutos são vitais pra mim. Desde que comecei a fazer isso meus dias são diferentes. E quando opto por dormir mais 30 minutos ao invés de ter esse momento só meu eu SEMPRE me arrependo e meu dia não é tão legal.


- em um dos TRAJETOS DE CARRO eu sempre desligo o rádio, penso no meu dia, converso com Deus, tento organizar internamente aquilo que me incomoda ou angustia. Ou procuro encontrar uma solução para alguma dificuldade. Geralmente faço isso no trajeto da creche para o trabalho já que estou sozinha.


- quando chego no trabalho dedico 10 ou 15 minutos em silêncio para fazer a PREVISÃO PRÁTICA DO MEU DIA: vejo o que ficou do dia anterior e o que eu preciso fazer no dia. Reorganizo o que preciso fazer por prioridades.



- à noite quando coloco o Davi no quarto para dormir geralmente ficamos uma meia hora no nosso quarto em silêncio e com o abajur aceso. O Ivo aproveita para ler algum livro no kindle. Eu geralmente LEIO UM LIVRO DE ESPIRITUALIDADE e faço uma retrospectiva do meu dia vendo o que foi bom e em que eu posso melhorar.


- Mas o que mais me ajuda mesmo sempre é aproveitar algum momento em silêncio em contato com a NATUREZA. Eu estou sentindo MUITA falta do mar.Por que é meu lugar preferido de meditação/reflexão. Contemplar o horizonte leva minha mente a viajar e meu coração a descansar. Quando eu falo que sinto falta da praia as pessoas acham que quero ficar igual lagarticha pegando sol na areia. Mas não é disso que gosto na praia. A praia para mim vai muuuito além da areia…


Mas aqui no friozinho do sul eu aproveito o nascer do sol da janela da cozinha, o pôr do sol, o lindo céu azul nos dias de frio e geada, as flores e a vegetação tão diferentes do sul … tudo para ter um momento de silêncio, reflexão, contemplação, admiração… Não sabem como isso - para uma pessoa acelerada e mega ansiosa como eu - é melhor que qualquer passiflora rs!


Então é isso… Eu passei por um tempo em que deixei o barulho interno e externo tomarem conta da minha vida de novo. E precisei ir a um fim de semana de retiro para recuperar esses bons hábitos (já contei sobre ele para vocês). Foi difícil reencontrar o equilíbrio pós-maternidade. E ainda estou buscando por ele. Mas garanto pra vocês: nosso maior aliado nisso é o SILÊNCIO! Não só o silêncio externo mas também o interno… podemos falar disso depois.


E você? Já aprendeu a desfrutar do silêncio?




Categorias:
bottom of page