top of page

Uma Realidade que se Impõe

O sofrimento físico ou psicológico muitas vezes se impõe em nossas vidas.

Quando eu tinha 27 anos descobri - depois de 1 ano de investigação - um tumor de 15 cm no ovário.


"1 ano de investigação" se diz rápido. Mas passa lento para quem está sofrendo sem saber o porquê.


Dois comentários me marcaram muito naquela época. E me lembrei deles ao ficar de cama esse fim de semana.


Pensei: muitas pessoas podem estar sofrendo neste momento. Talvez isso possa ajudá-las também. Por isso quis vir aqui compartilhar essa experiência com vocês.


Um comentário foi de uma médica.


Ela olhou no fundo dos meus olhos e me disse:




- Está vendo esse crucifixo? - e me mostrou um crucifixo feito em madeira vazada - ele não tem um crucificado. É para lembrar que esse lugar é SEU.


O outro foi de uma senhora muito sábia e amiga que me disse em um momento que me viu angustiada ao não encontrar um diagnóstico:


- Como a gente chama quem vai ao médico?

- Paciente.

- Sim. Isso porque é necessário ter paciência quando se está doente.


Pode parecer um comentário bobo. Mas eu sempre me lembro dele quando fico doente. Porque é quando mais fico impaciente 🤭😊.


No início dessa quaresma. Em uma época onde muito se fala em doenças e até em uma guerra, eu gostaria de trazer essa experiência para você que sofre.


Pode ser uma dor física, espiritual, emocional...


O sofrimento é redentor. O sofrimento é transformar SE VOCÊ SOUBER VIVÊ-LO.


Ninguém gosta de sofrer. Isso é próprio do ser humano. Todos ficamos impacientes diante da dor e do sofrimento e queremos que ele passe o quanto antes.


Mas - para quem é cristão - o sofrimento é um meio de crescimento espiritual, de união com Deus, de aceitação da vontade de Deus e de amadurecimento humano.


E aceitar os sofrimentos como uma doença ou uma dificuldade de relacionamento - por exemplo - não significa sentar com cara de coitadinha de mim. Tenham pena de mim.


Significa colocar todos os MEIOS que estão ao nosso alcance para curar uma doença física, sair de uma depressão ou consertar um relacionamento.


MAS ao mesmo tempo, saber aceitar que esse imediatismo que o mundo nos impõe nem sempre é o melhor para nossa alma.


Talvez poucos leiam esse post até o fim.


Provavelmente muito poucos lerão porque estamos nesse mundo em que tudo é rápido e textão da preguiça.


Mas no início dessa quaresma queria deixar aqui essa reflexão: depois da cruz virá a ressurreição.

Com ela virão a paz, a alegria e a plenitude das nossas almas.





Se acreditarmos nisso seremos mais felizes HOJE. Mesmo que enfrentemos pequenas ou grandes dificuldades.


PORQUE:

⏳#SóTemosHojeParaAmar






Categorias:
bottom of page