top of page

MANTRA DA ORGANIZAÇÃO


Dando O Primeiro Passo Para Uma Vida Organizada

Eu adoro organizar. Admito que pra mim é uma terapia. Nada como colocar uma boa música e me desconectar do mundo me concentrando 100% em optimizar espaços, em deixar meus armários visualmente agradáveis e, sobretudo, práticos. Já houve época que abri todos os armários da casa para ver o que mais eu poderia organizar e não encontrei. Era a glória! Eu tinha tempo, disposição e era a única que guardava tudo. Mas admito que agora com bebê em casa eu sempre encontro o que fazer. Seja por que não deu tempo de guardar as compras, seja por que a diarista não guardou exatamente onde deveria ou por que cheguei do trabalho correndo com o bebê faminto e coloquei tudo fora do lugar para organizar depois.

Aprendi, à base de muito sofrimento, que é necessário disciplina para manter a ordem. Ninguém melhor que minha mãe para dizer o quanto eu era desorganizada. Meu armário quando eu era adolescente era um emaranhado de roupas que em vez de guardar certinho nas gavetas ou no cabide eu jogava dentro e fechava a porta. Às vezes passava horas ou dias procurando algo que depois encontrava em um lugar esdrúxulo.

Até que uma amiga me ajudou a me disciplinar e a dar o primeiro passo com a seguinte frase que eu repetia quase como um mantra: “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar NO MOMENTO”.

Foram meses – isso mesmo! MESES! - repetindo esse processo e usando todo tempo livre para reorganizar o que eu tinha bagunçado. Aí de repente isso se tornou um hábito. A ordem externa me ajudou a me manter mais serena, a não perder tempo e a conservar melhor os meus pertences. Eu percebi que ser organizada tem MUITAS vantagens e, ao contrário do que se pensa, economiza e otimiza o tempo.

Agora acho até engraçado quando as pessoas me pedem ajuda para organizar alguma coisa ou para organizar seu tempo. Mas fico feliz em poder ajudar. Então vou compartilhar com vocês dicas e ideias de organização lembrando que o que faço hoje posso mudar amanhã por que a gente sempre encontra um jeito ainda melhor de se organizar, de organizar nosso tempo, nossa casa, nossa rotina, nosso armário.

Então vamos lá colocar em prática nossa frase de três passos:

1o. Defina um lugar para cada coisa:


Isso é um grande desafio sobretudo quando se tem muita coisa e pouco espaço. Portanto, analise bem o que você tem e decida do que pode desapegar. E o que realmente for ficar defina um lugar onde ele vai “morar”.

2o. Guarde SEMPRE cada coisa em seu lugar:


Se você fizer isso vai ver que sempre que precisar de alguma coisa vai encontrar até mesmo de olhos fechados. E se não fizer, a bagunça começa a acumular e vira uma bola de neve.

3. Guarde assim que terminar de usar:

Eu sei que é difícil mas não é impossível. E a cada mudança na nossa vida parece que temos que recomeçar. Essa semana mesmo eu tive que fazer uma pausa e dizer pra mim mesma “Miriene, o que está acontecendo?”. Por que eu chegava em casa do trabalho e a casa estava arrumada e 15 min depois estava um desastre. Por quê? Por que eu chegava com o Davi faminto e jogava tudo em cima da mesa – chaves, mochila dele, minha bolsa, casaco, guarda-chuva, … e corria para amamentar. Aí percebi que eu poderia fazer diferente: chegar e ir direto pro meu quarto deixar a bolsa no armário e depois ir para o quarto dele com as coisas dele e depois de amamentar já colocar tudo em seu lugar enquanto ele brinca. Pronto! Melhorou consideravelmente.


Não posso terminar esse primeiro post de organização sem apresentar pra vocês dois blogs que sigo há pelo menos 2 anos e que já me ajudaram com dicas preciosas. Recomendo eles quando o quesito for organização: www.tuorganizas.com de Nina Braz e www.organizesemfrescuras.com.br de Rafaela Oliveira. Elas nem sabem quem eu sou mas já me ajudaram muito. Quem sabe um dia vou conhecê-las pessoalmente já que moramos tão pertinho, né!

Essa é só a introdução! O pontapé inicial. Aos poucos vou compartilhando com vocês dicas práticas para o dia a dia.

Categorias:
bottom of page