top of page

Lencinhos Biodegradáveis: o acessório indispensável para quem usa fralda ecológica

Atualizado: 26 de nov. de 2021



Quando eu comecei a pesquisar sobre fraldas de pano só tinha uma coisa que me fazia sofrer: fraldas sujas de cocô.

Desculpe a sinceridade mas quem quer complicar a vida corrida de hoje em dia esfregando fralda suja de cocô se existem as fraldas descartáveis né?

Isso foi o que me fez pensar e repensar. Eu não teria nem tempo nem estômago pra isso.

Então eu descobri os lencinhos biodegradáveis ou bioliners. São a solução para as mamães que - como eu - querem usar as fraldinhas de pano mas não querem ficar esfregando fralda suja de cocô nem têm tempo pra isso. Para as ecologicamente corretas há outra motivação: são biodegradáveis.


Uma amiga minha tinha me falado deles e comprou pelo Aliexpress. Mas eu tinha pressa, então procurei no Brasil mesmo. Quando eu comecei a usar só encontrei da marca Dipano. Mas ontem eu soube que nossa parceira Mayaru comecou a comercializar os lencinhos também. Ainda não testei mas são do mesmo material da Dipano. Hoje dando uma olhadinha vi que há outras marcas que começam a comercializar os lencinhos então vale a pena dar uma investigada. Eu vou contar minha experiencia. Não estou fazendo propaganda da Dipano por que provavelmente eles nem sabem que eu existo, rs. Mas foi o que eu experimentei.

Como funcionam:

Os lencinhos servem como uma proteção. Eles ficam em cima da fraldinha.


Bioliners

E quando o bebê faz cocô você joga o lencinho sujo diretamente no vaso e dá descarga. É só virar a fraldinha no vaso e pronto! Bom né?


Pode usar pomada:

Além disso o lenço forma uma proteção na fraldinha o que possibilita a utilização de pomadas sem impermeabilizar a fralda - Quem usa fraldinha ecológica sabe que não pode usar pomada se não estraga a fralda. Essa informação eu obtive diretamente com o pessoal da marca Dipano pelo "fale conosco". Isso é bom por que muito raramente eu preciso usar a pomada já que com as fraldinhas de pano realmente o Davi não fica assado. Só assa se por acaso ele fizer cocô e ficar muito tempo sem que a gente se dê conta ou se tiver alguma diarreia. Mas quando precisa uso as pomadas com os lencinhos.

Biodegradáveis e reutilizáveis:

Quem usa fralda de pano não só está ligado na parte ecológica e na saúde dos bebês. Também está buscando uma certa economia. Os lencinhos são beeeem mais baratos que as fraldas descartáveis. Se você pegar uma MEGA promoção consegue comprar 100 fraldas Pampers por R$ 80. Mega promoção pela internet né. Aí soma o frete... Se você contar que os bebês usam em média 6 a 8 fraldas por dia você usa em média 224 fraldas por mês. Ou seja, quase R$ 200 investidos em fralda por mês, no mínimo.

O pacote de bioliners custa em média R$ 35. E eu observei aqui em casa e 100 lenços duram em média 45 dias. Então em 1 mês você gasta menos de R$ 30. Se isso não é economia então me explica o que é.

Isso por que eles podem ser reutilizados. Se o bebê só fez xixi você pode enxaguar só com água e colocar pra secar. Duram em média duas ou três vezes. Por que eles vão se desfazendo já que se dissolvem com a água por serem biodegradáveis então ficam meio desengonçados. Não dá pra usar mais que isso. Pelo mesmo motivo não dá pra lavar na lavadora. Eles terminam uma bolinha toda troncha e cheia de furinhos.

Se você usar a pomada mesmo que seja só xixi vai ter que descartar também.

Não são infalíveis:

Pois é. A triste notícia é que eles não são infalíveis. Se você reutilizar, eles dão uma encolhida aí se o cocô for um pouco pastoso pode pegar na fralda. E se não reutilizar pode ser que na hora de colocar na fralda fique uma parte de fora. Mas muito melhor limpar um pedacinho só que a fralda inteira né? Se for cocô líquido de recém nascido acho que nem vale tentar por que vai passar. Mas eu não testei então isso é só "achismo" meu.

Bioliners de Milho x Bioliners de Bambú

A Dipano tem dois tipos: o de milho e o de Bambú. Das outras marcas eu só vi o de bambú. Teoricamente o de milho dura mais. E acho que é um pouco maior também. Mas sinceramente eu não gostei do de milho por que achei mais áspero. O de bambú é bem macio parece ser mais confortável pro bebê. O de milho é mais grosso, parece um TNT. A vantagem do de milho é que é mais resistente. Acho que duraria mais. Mas eu optei pelo de bambú mesmo.

Agora, toda essa questão de fraldas de pano é muito pessoal. Podemos ler e reler muitos posts sobre o assunto mas cada mãe e cada bebê são diferentes e vão se adaptando a um modelo ou outro, a um acessório ou outro. O bom é você comprar sempre um pra testar e grudar naquele que você gostou. Foi o que eu fiz e não me arrependo.

Deixo aqui o link da Dipano onde comprei os meus e também da nossa parceira Mayaru (que eu também vou testar) e que, como sempre, está dando 10% de desconto para as leitoras do blog. Basta digitar vivermayaru (tudo minúsculo) no cupom de desconto.


Há várias opções de Fraldas de Pano e Absorventes na Amazon também.


Use seu cupom clicando aqui

Categorias:
bottom of page