top of page

Passo a Passo Jogo Americano de Natal

Atualizado: 27 de mar. de 2019


O Advento está chegando, o Natal cada dia mais perto e a gente já começa a ver as decorações de Natal nas vitrines e se deliciar só de pensar em ver nossa casa enfeitada não é?

Por isso eu vou trazer pra vocês uma série de idéias de decoração de Natal com o verdadeiro sentido do Natal. Não que eu não goste do bom velhinho, mas acho que ele está protagonizando uma festa que não deveria ser só dele né?

No ano passado já mostrei para vocês como fazer uma almofada pequena de anjinhos.

Hoje vou mostrar para vocês o passo a passo que eu usei para fazer um jogo americano de Natal. MUITO FÁCIL. E o resultado ficou excelente.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Tecido com estampa

  • Tecido para o forro

  • Manta acrílica

  • Linha

  • Alfinetes

  • Máquina de costura

  • Tesoura

  • Régua

  • Caneta de tecido

  • Tábua de passar

  • Ferro

PASSO A PASSO:

1. Comprar um tecido:

Parece óbvio né? Mas essa é a escolha mais importante.

Eu fui à loja comprar um tecido para almofada e encontrei esse já com formato de jogo americano e fiquei encantada. Olha que maravilha! É só recortar. Pena que o que comprei veio com o nome da marca em uma delas e eu não percebi na hora que cortaram então tive que fazer um pouco menor do que eu teria feito mas mesmo assim ficou muito bom o resultado final. Ele veio com essa faixa mais fina com o presépio que vou usar para fazer o trilho e outras peças de decoração.

Comprei no ano passado mas já era muito perto do Natal e com bebê pequeno não consegui fazer. Mas esse ano saiu. 100% algodão da marca círculo. Gostei muito da qualidade

2. Escolher o tecido do forro:

Eu ia fazer dupla face mas depois decidi usar o outro tecido para fazer um jogo que combinasse e deixar o lado debaixo com um tecido simples. Afinal eu não vou usar essa belezura pra baixo né!

3. Cortar os tecidos:

O mais fácil é cortar o tecido que já vem com o formato de jogo americano e usá-lo como molde para cortar a manta acrílica e o forro. Eu recomendo cortar o forro com o tamanho exato e a manta um pouquinho maior. Depois antes de virar a gente corta o excesso. É muito melhor que faltar e a manta se soltar (já aconteceu comigo e não é legal)


4. Passar a ferro

Essa etapa é MUITO importante. O ferro de passar será nosso grande aliado nesse trabalho.

A manta acrílica (R1) vem com um lado adesivo que é mais áspero e "cola" no tecido facilitando muito o trabalho.

Passe esticando bem o tecido principal sobre a manta acrílica. NÃO PASSE DIRETO NA MANTA SE NÃO QUER SEU FERRO TODO COLADO.


Depois coloque o forro por cima. Direito com direito. No meu caso o forro não tinha avesso.

Passe o ferro


Alfinete


5. Marcar onde vai passar a costura:

Eu já fiz várias coisas sem marcar usando pé de máquina ou elástico para ver quantos cm de margem. Mas para esse trabalho foi muito importante usar a caneta de tecido. Por que assim todos ficaram exatamente do mesmo tamanho. Eu usei a própria linha interna da figura e marquei 2,5 cm para fora. Assim eu fiquei com a marcação exata de onde deveria passar a linha e foi muito rápido de costurar. Mas você também pode fazer um molde de papel.


6. Marcar 10 cm onde vai virar

Essa dica e é chave. Deixar 10 cm para virar e dar um pic de cada lado. Já explico por que.



7.Costurar começando pela abertura:

Isso foi algo que aprendi errando. Se você começar por aqui é muito mais fácil. Comece com o retrocesso. E vá costurando em cima da linha. Quando chegar na ponta abaixe a agulha e suba o pé para virar o tecido. Não tire a agulha por que vai ficar mais difícil. Quando chegar de novo onde seria o começo da abertura dê novamente o retrocesso e corte a linha.


8. Cortar a sobra de tecido e as pontas:

Corte a sobra de tecido o mais rente possível. Sem estragar sua costura CLARO! Eu cortei mais ou menos 0,5 cm. E cortei as pontas também com o mesmo cuidado. Assim ao virar as pontas ficam mais perfeitas e não fica sobra de tecido atrapalhando e "enfeiando" o acabamento.

9. Virar do lado certo:

Se você deixar 10 cm isso será muito fácil. Eu tentei deixar 8 mas minha mão não entrava e ficou mais difícil. Comece puxando as pontas da outra extremidade. Passe com calma pelo buraco. Se você se apressar pode estragar seu trabalho. Depois com um lápis ou com a ponta da tesoura você ajeita a ponta por dentro

10. Passar a ferro:

Isso é muito importante para ajeitar o tecido para finalizar a costura. E sobretudo para nosso truque para fechar a abertura por onde viramos.


Dobre para dentro o tecido e passe bem. Vai ficar fácil, fácil, finalizar.


Olha como fica parecendo que já está costurado.


11.Fechar

Para mim essa parte foi a que deu o acabamento e fez a peça ficar ainda mais bonita. As duas primeiras não ficaram tão boas por que tentei fazer o mais próximo possível da beirada usando intuição e em alguns lugares ficou um pouco torto.


Mas depois eu descobri que ao invés de medir pela sapatilha (calcador) eu podia medir pela chapa da agulha. Então usei essa medida:


Isso fez com que eu fechasse sem ter que fazer ponto invisível que pra mim é super difícil de fazer e ficou um acabamento bem bonito e fácil de fazer.

Aí está o lugar americano finalizado:



Quando você fizer o seu compartilha com a gente pelo facebook ou instagram com a hashtag #DIYviverpravalerblog!


Categorias:
bottom of page