top of page

Será que os livros estão com os dias contados?

Atualizado: 24 de abr. de 2019

Hoje é o dia mundial do livro e dos direitos auto




E isso me fez lembrar todo o processo de escrever, revisar e publicar o livro.


Ao todo foram 8 anos com esse projeto por que eu tinha muito pouco tempo para me dedicar a ele.


Para minha surpresa o livro que foi escrito para jovens e adolescentes conquistou muitos adultos. Muitas pessoas me pediram a continuação da história... mas eu não me atrevo a continuar o que foi projetado para um único livro.


Foi um "filho" muito querido. Mas cometi o erro de fazer uma publicação independente porque quis que o lançamento fosse em um evento grande da ONG que eu trabalhava na época.


Se eu tivesse esperado dois meses mais teria sido publicado por uma editora. Eu não poderia imaginar que quando eu quisesse fazer a segunda edição tudo teria mudado.


Hoje as editoras parecem estar ainda mais focadas no lucro e não querem investir na publicação de livros de novos autores. Pedem que paguemos uma quantia razoável para a primeira tiragem.


Eu imagino que outra dificuldade de conseguir uma editora hoje seja por que o avanço da internet e da pirataria torna cada vez mais difícil cuidar e valorizar os direitos dos autores.


Eu mesma cometo o erro de navegar muito pela internet e redes sociais e dedicar pouco tempo para ler bons livros. Mas nunca me arrependo quando o faço. Eles me enriquecem muito como pessoa.


Acho que a cultura de nosso país infelizmente não valoriza a literatura. E não incentiva novos autores a publicar nem nossos jovens a ler.


Muitas vezes os preços dos livros são tão abusivos que acabam incentivando a pirataria e desmotivando a leitura. Poucos são os que têm acesso a bons livros. Sejam livros físicos ou e-books

Será que os livros físicos estão mesmo com os dias contados?


Eu, como autora, apoiaria preços mais baixos e justos para uma democratização da leitura.


Amo ler. De natural eu prefiro os livros físicos mas por praticidade e economia tenho preferido os e-books agora.


E você gosta de ler? Prefere impressos ou e-books? Se eles tivessem valores mais camaradas será que você leria mais?

.

. 🏷





Categorias:
bottom of page